SMARTHealth – Recolha de dados clínicos

O que é o SMARTHealth?

O projecto SMARTHealth pretende criar tecnologias e soluções inovadoras, inteligentes e eficientes para suportar as diferentes fases do tratamento médico, nomeadamente, na prevenção, diagnóstico, tratamento cirúrgico, reabilitação e monitorização dos pacientes. Estas novas tecnologias e soluções têm o intuito de melhorar as decisões médicas e, assim, originar benefícios importantes para os pacientes a curto, médio e longo-prazo.

Quem promove este projeto?

Este projeto está a ser desenvolvido por vários centros de investigação de diferentes institutos politécnicos da zona Norte do país, nomeadamente, 2Ai (IPCA), CIR (IPP), CeDRI (IPB), UICISA: E (IPVC), e GECAD (ISEP).

Porque precisamos da sua ajuda?

Necessitamos de dados clínicos de pessoas reais para avançarmos na personalização de soluções tecnológicas na área da saúde. Contamos com a sua ajuda para fazer crescer a nossa base de dados com informação clínica.

Quem pode participar?

Pessoas maiores de 18 anos, sendo a participação livre e gratuita.

Que tipo de dados pode fornecer?

Todos os dados clínicos, tais como, análises sanguíneas, análises biológicas, imagens médicas (TAC, Ressonância Magnética, Raios-X, Ecografias, etc.), dados de pressão arterial, exames eletrofisiológicos (ECG, EEG, e EMG), etc..

No nosso site, pode submeter estes dados em formato digital (ficheiros pdf, ficheiros com as fotografias de exames) ou em formato papel em pontos de entrega (serão posteriormente digitalizados e eliminados).

Como os seus dados serão protegidos?

Pode proteger os seus dados não fornecendo qualquer tipo de informação que o identifique. Por exemplo, se tirar uma fotografia a um exame médico em formato papel, use uma folha para tapar o teu nome, morada, e/ou qualquer informação que o identifique. Contudo, caso não consiga fazê-lo, todos os dados recolhidos serão pseudonimizados e a informação original será eliminada dos nossos servidores e instalações após a sua recolha, de acordo com Regulamento Geral de Proteção de Dados.

Que cuidados deve ter na submissão dos dados? 

Como mencionado anteriormente, se conseguir remover dados pessoais terá mais controlo sobre a informação que nos está a fornecer. Porém, os dados clínicos devem ser legíveis para que seja possível obter informação dos mesmos. Sendo opcional, a data de cada exame é igualmente importante para situá-lo no tempo. Adicionalmente, também lhe pedimos que nos forneça alguns dados através do preenchimento do formulário na plataforma durante a submissão dos dados.

Se fornecer a informação online, pedimos-lhe que submeta todos os dados num ficheiro zip. Caso sejam muitos dados, será igualmente importante que nos ajude a diferenciar essa informação. Por exemplo, criando subpastas com os diferentes tipos. Contudo, é opcional.

Se fornecer um email pessoal durante a submissão dos dados irá receber uma cópia do email enviado para os nossos servidores.

Pretende ajudar e participar?

Se sim, aceda através da opção participar para submeter os seus dados clínicos. Terá de ler o consentimento informado e aceitá-lo para permitir que usemos esta informação para fins de investigação e desenvolvimento.


Se tiver sugestões/dúvidas, remete-as para o email: smart-health-project@ipca.pt.

Divulgue este projeto e ajude-nos a aumentar a nossa base de dados!